A convite da Prefeitura de Pimenta, MG, foi realizada pela Associação Brasileira de Voo Livre uma vistoria técnica no sítio de voo livre do município, nos dias 07 e 08 de julho de 2012.
Foram analisados os seguintes quesitos: técnicos, de segurança e infra-estrutura local.
ADMINISTRAÇÃO DO SÍTIO DE VOO – No município existe um clube de voo livre, o Clube Gaviões da Serra, que em conjunto com a Prefeitura gerencia o sítio de voo e a manutenção das áreas de decolagem e de pouso. Atualmente apenas pilotos de parapente frequentam o sítio de voo de Pimenta, MG, mas o objetivo da prefeitura é incrementar o turismo receptivo, investir na prática esportiva do voo livre e levar a Pimenta também os pilotos da modalidade asa-delta.
DECOLAGENS E POUSOS – Existem duas áreas de decolagem na serra de Pimenta, sendo uma voltada para a direção leste/sudeste e a outra, a decolagem principal, voltada para o quadrante norte, com variação e opções de decolagem de leste a oeste. A área de decolagem da rampa principal já tem uma infra-estrutura, com banheiros, água e um quiosque com uma churrasqueira. A área de decolagem é muito grande, sem problemas de espaço para estacionamento, montagem de equipamento, corredores de decolagem e proporciona várias decolagens simultâneas para o parapente. Os obstáculos naturais, pedras rasteiras e a vegetação natural do local não atrapalham a decolagem para os parapentes.
Para o voo de asa-delta será necessário uma pequena intervenção na área próxima ao desnível mais acentuado para nivelar e deixar toda esta área com a inclinação ideal para a decolagem das asas , com retirada de pequenos obstáculos naturais e pequenas pedras, que interferem na corrida para a decolagem e na segurança para os pilotos de asa.
Áreas de pouso têm muitas, mas o pouso oficial, bem abaixo da decolagem é um pouso inclinado (chapada) , onde requer do piloto alguma experiência de pouso em chapadas, mas é um pouso seguro, em uma área grande. Para os que forem voar lá, é importante antes de subir para a decolagem analisar o pouso porque tem uma fiação que passa próxima à linha de aproximação do pouso e requer ciência do piloto para que não tome susto no momento da aproximação. O ideal seria a Prefeitura solicitar à Companhia de Luz local para sinalizar esta rede elétrica com as bolas laranja, de segurança e visualização dos fios.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – Coordenadas da Rampa principal: S 20° 34.137' ; W 45°52.513', altitude: 1260m., com desnível em torno de 380 metros.
Coordenadas da Rampa Leste: S 20° 33.304' ; W 45°53.258', altitude: 1260m., com desnível em torno de 380 metros.
Coordenadas do Pouso oficial: S 20° 33.364' ; W 45°52.131', altitude: 880m.
Coordenadas do Pouso Estância de Furnas: S 20° 31.746' ; W 45°47.894', alt. 810m.
O acesso é em estrada de terra muito bem conservada, com pouca inclinação e possibilidades de acesso rápido para qualquer veículo.
A subida fica a 10 km da cidade e em 30 min. se chega à área de decolagem.
A REGIÃO - A região é de pequenas ondulações na planície, com enorme potencial de térmicas. Possui uma extensa cordilheira no sentido sul/norte, sendo a área de decolagem uma coletora de térmicas da planície, sem restrição de pousos na região próxima a decolagem até a cidade de Pimenta.
INFRA-ESTRUTURA LOCAL - A cidade de Pimenta fica situada na beira da Represa de Furnas, sul do Estado de Minas Gerais, com estradas asfaltadas para todas as direções. Telefones celulares têm sinal em toda a região, não havendo problemas de comunicação com o resgate. A cidade possui toda infra-estrutura necessária, uma rede hoteleira satisfatória, balneário, muitas cachoeiras e opções de lazer. Fica situada a 250 km de Belo Horizonte e 600 km do Rio de Janeiro.
PARECER - Pimenta, MG, tem um grande potencial para a prática do voo livre e recomendamos que a prefeitura planeje investimentos na remodelação da área de decolagem de voo livre no município, para o incremento da participação da modalidade asa-delta no calendário esportivo da cidade e na realização de competições esportivas, nas duas modalidades, asa-delta e parapente.
AGRADECIMENTOS – Agradecemos à iniciativa do secretário de Turismo da Prefeitura de Pimenta, Sr. Ednilson Levi Garcia, em solicitar e a vistoria técnica da ABVL, em vistas a parceria futura no desenvolvimento do voo livre e do turismo em Pimenta; a viabilização do prefeito Dr. Fábio Couto e o apoio da Estância de Furnas, gerente Alice Soares, que gentilmente nos ofereceu a hospedagem e recebeu a Equipe dos dirigentes e pilotos da ABVL, Octavio Fiães, Haroldo Castro Neves, Fábio Nunes e Mauro Medeiros.
Pimenta, 9 de julho de 2012.
Haroldo Castro Neves
ABVL / Instituto Decolar