ATA DA REUNIÃO DE CONSELHEIROS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VOO LIVRE - ABVL, CONFORME EDITAL ABVL 2013, MODALIDADE ASA DELTA, REALIZADA VIA TROCA DE E-MAILS NA INTERNET, A PARTIR DO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2012.
A Comissão de Representantes, formada por 7 pessoas, foi composta por: André Wolf, representante do Rio Grande do Sul; David Brito Filho, representante de São Paulo; Márcio Rosadas,representante do Estado do Rio de Janeiro; Cid Maestrini, representante dos outros Estados (SC, PR, DF, MG); Eduardo Oliveira e Glauco Pinto, representantes dos pilotos Elite (16 primeiros do ranking 2012); Carlos e/ou Luis Niemeyer, representante indicado pela ABVL (Diretor Técnico), com direito a 1 voto, que será o voto Minerva, em caso de empate nas decisões. Haroldo Castro Neves, ficou como Mediador e secretário da reunião.
Pauta da Reunião da Asa – Edital 2013
a) - Regulamentos do Circuito 2013 e Critérios para o ranking 2013 e nº de etapas (principais e regionais);
b) - Calendário 2013;
Conforme o Edital ABVL 2013, foram recebidas as seguintes propostas, pleiteando realizar uma etapa principal do circuito nacional: - Brasília (DF), Gov. Valadares (MG), Pimenta (MG), Terra Rica (PR) e Jaraguá (GO). Carmo do Rio Claro (MG) mostrou interesse, mas não finalizou e formalizou a proposta .
Seguindo a pauta, foram discutidos os assuntos do item a), e foi aprovado o seguinte:
Em 2013 não haverá etapas Regionais e o Circuito Brasileiro de 2013 será composto por 3 etapas principais.
O número de descarte dos piores resultados de provas fica mantido, sem alteração, conforme tabela a seguir: 10 ou 11 provas = 1 descarte; 12 ou 13 provas = 2 descartes; 14 ou 15 provas = 3 descartes; 16 ou 17 provas = 4 descartes; 18 ou 19 provas = 5 descartes; 20 ou 21 provas = 6 descartes.
Foi aprovado que, em relação à 3ª etapa, teremos as opções colocadas: 1) Pimenta condicionada a melhorias na decolagem, 2) Carmo condicionada à confirmação de apoio da prefeitura (organizadora local) e 3) Caso nenhumas das duas opções acima seja confirmada até antes do início da etapa Brasília, teremos o Circuito terminando em Brasília, com duas etapas. As datas constantes no calendário esportivo não poderão ser alteradas e caso haja o cancelamento de outra etapa, por algum motivo, esta Comissão deliberará e decidirá sobre possível mudança de local, respeitando-se a prioridade das propostas recebidas.
As seguintes regras foram acrescentadas ao regulamento:
1) Piloto classificado entre os 10 primeiros na etapa, categoria Principal, e os 6 primeiros da categoria Ascendente, que, sem justificativa ou motivo de força maior, não comparecer à cerimônia de premiação, terá seus pontos validados na etapa, mas perderá o direito à premiação em dinheiro e a pontuação das provas da referida etapa no ranking brasileiro. Não serão aceitas procurações para a representação do piloto. São justificativas: Motivos de saúde comprovados pelo piloto, ou de seus familiares, ascendentes, descendentes, irmã(os), ou cônjuge e os motivos de força maior, conforme a lei. A Comissão Técnica da ABVL, modalidade asa-delta, será o Colegiado que deliberará sobre o assunto. A premiação em dinheiro não recebida será revertida para um Fundo de Reserva da ABVL para a Equipe Brasileira no Mundial seguinte.
2) Piloto Integrante da Equipe Brasileira, que confirmou a inscrição e participação em Campeonato Mundial e abandona ou não comparece ao compromisso de representar a Equipe na competição, sem justificativa ou motivo de força maior, será penalizado com 2 anos sem participação no Campeonato Brasileiro. São justificativas: Motivos de saúde comprovados pelo piloto, ou de seus familiares, ascendentes, descendentes, irmãos, ou cônjuge, impedimentos legais e os motivos de força maior, conforme a lei. A Comissão Técnica da ABVL, modalidade asa-delta, será o Colegiado que deliberará sobre o assunto.
b) O calendário 2013, ficou assim definido:
1ª etapa- Gov. Valadares (MG) - 07 a 13 de abril
2ª etapa - Brasília (DF) - 18 a 24 de agosto
3ª etapa - Pimenta (MG) – 29 de setembro a 5 de outubro
Sem nada mais a ser tratado, foi encerrada a reunião, lavrando-se a presente ata em forma de sumário, a qual foi apresentada e achada conforme, que vai assinada por mim, Haroldo Castro Neves, mediador e secretário desta Reunião de Dirigentes.
Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2012.
Haroldo Castro Neves
Vice-presidente ABVL e Mediador da Reunião