São Paulo Indy 300
O Instituto Decolar Aerodesportivo esteve na São Paulo Indy 300 e quando da cerimônia de abertura, após o cerimonial do desfile dos Pilotos e da celebração do Hino Nacional, houve a passagem dos aviões de caça da Força Aérea Brasileira, a 1.000 km/h e menos de 100 metros de altura, que foi um momento de grande emoção e encheu de entusiasmo a plateia, o que me fez pensar na correlação do Piloto Indy com o Piloto de Caça.
Os pilotos Indy são Pilotos de Caça das Pistas. Têm características similares aos Pilotos de Caça da Força Aérea, que o tornam diferenciados em relação ao Universo de pilotos do automobilismo.
A categoria Indy é realmente uma Guerra, e as máquinas de voar nas pistas são os seus instrumentos de ataque, onde os pilotos aceleram a mais de 300 km/h, muitas vezes ultrapassando seus próprios limites, em busca dos resultados. São peritos no que fazem e assim como os pilotos de caça, possuem o instinto de procurar fazer o melhor em tudo e entendem que o trabalho de Equipe é fundamental para a busca do melhor desempenho, da perfeição e conquista dos objetivos.
Ser um piloto Indy é um estado de espírito porque é a consciência de levar a vida em constante risco, em altas doses de adrenalina, com total concentração e sempre no limite, em busca da superação.
Por tudo isto, que o piloto Indy é um entusiasta, não desanima nunca, procurando sempre resolver os problemas, ter uma motivação para ir em frente e ser o melhor!
Estas características dos pilotos Indy o comparam em tudo com os precisos e técnicos pilotos de Caça da Força Aérea e presto aqui a minha homenagem a estes bravos desportistas e profissionais, cujas semelhanças em suas características não é mera coincidência, e sim fruto de um instinto diferenciado, disciplina e perseverança.
Segue abaixo, um texto sobre o Piloto de Caça.
O Piloto de Caça
" O Piloto de Caça tem características que o tornam individualmente distinto.
Ele dá tudo de si naquilo que faz.
Ele possui uma permanente atitude de "posso fazer".
Ele irradia entusiasmo e contagia com esse pensamento aqueles que o cercam.
Ele acredita que qualquer trabalho deve ser feito da maneira correta e apenas uma vez: a primeira.
Mas admite fazê-lo tantas vezes quanto necessário até que a perfeição seja atingida.
Ele tem certeza de fazer o melhor em tudo e espera que os outros também o façam.
Ele acredita ser um perito no seu campo mas está sempre aberto a novas experiências e novos conhecimentos.
Ele se orgulha do que faz.
Quando enfrenta um problema, ele não desanima enquanto não o resolve.
Ainda que pense que jamais irá errar, ele acolhe os conselhos e respeita quem os transmite.
Ele respeita somente aqueles que realmente se mostram dignos de seu respeito.
Ele está sempre disposto a auxiliar quem necessita de ajuda.
O Piloto de caça realmente é e faz melhor?
Sim, ele faz melhor. Ele é o melhor.
Mas você não necessita pilotar um superavião ou entrar em um combate aéreo para ser um Piloto de Caça.
Você sequer precisa voar.
O Piloto de Caça é muito mais que um aviador.
Ser Piloto de Caça é viver um estado de espírito e uma pessoa com esse espírito, não importa o trabalho que faça, realmente fará tudo melhor.
Seja você um Piloto de Caça também.
A La Chasse! "
Escrito por Paulo Pinto, oficial da FAB, piloto e instrutor de caça, atualmente na reserva.
Neste ano de 2013 os Pilotos Indy brasileiros não obtiveram sucesso na São Paulo Indy 300. Bia Figueiredo, Helio Castroneves e Tony Kanaan estavam totalmente empenhados, concentrados e com muita responsabilidade em suas atuações, mas fatores externos ao desempenho deles como pilotos foram responsáveis pela má apresentação na etapa brasileira. Bia e Tony tiveram problemas mecânicos e Helio Castroneves, foi impiedosamente cassado na pista, sendo abalroado em duas relargadas, rodando e tendo que recomeçar em último já no meio da corrida, terminando com a 13ª colocação.
Sucesso aos nossos competentes, determinados e bravos Pilotos Indy.
Da São Paulo Indy 300,
Haroldo Castro Neves
Instituto Decolar
Nenhum comentário:
Postar um comentário