quinta-feira, outubro 18, 2012

Ranking dos Estados 2012 - Asa


Análise Ranking dos Estados 2012

Segue anexo o Ranking ABVL 2012 dos Estados – modalidade Asa Delta,  e neste  terceiro ano de existência podemos fazer uma avaliação comparativa em relação aos dois anos anteriores.
Esta ferramenta da ABVL e Instituto Decolar, de avaliação e estatística do campeonato brasileiro de voo livre, modalidade asa-delta, serve para as Federações Estaduais e pilotos pleitearem  apoio à Equipe representativa do seu Estado.
Pelo regulamento do "Ranking dos Estados", contam os 5 melhores voos / prova realizada nas etapas principais.

Ranking dos Estados 2012
Em análise do Instituto Decolar foi observado que:
i) Em 2012 tivemos o Estado do Rio de Janeiro como vencedor, com 58.950 pontos e em segundo lugar ficou São Paulo, com 52.738 pontos. Em 2010, SP foi o Estado vencedor e em 2011 foi o Rio de Janeiro. Placar: RJ 2 x SP 1
ii) Nas classificações seguintes tivemos um bom desempenho dos pilotos de Santa Catarina que passaram os gaúchos e ficaram com a terceira colocação. Destaque para os "Catarinas" também pela maior participação dos pilotos de SC no Circuito Brasileiro.
iii) 9 Estados foram representados no Circuito 2012. O Rio de Janeiro, mais uma vez foi o carro-chefe do Circuito Brasileiro, com a participação de metade dos pilotos do RJ .Percentualmente, a participação / Estado foi: RJ - 50%; SP - 20%; SC - 10%; RS - 5%; DF - 5%; MG - 4%MS+RN+PR - 6%
iv) 73 pilotos participaram de ao menos uma, das 3 etapas do circuito 2012. Em 2011 foram 88 pilotos e em 2010 foram 106 pilotos. Estamos em linha descendente do nº de participantes.
v) A iniciativa de realizar o Carioca (Estadual RJ) junto com o Brasileiro, agregou bem e tornou o Carioca mais atraente e competitivo, com a realização de um total de 18 provas no ranking de 2012.

Segue a análise de participação dos Cariocas nas etapas do Brasileiro 2012:

Local (mês)                         Brasileiro   Carioca  Percentual de Cariocas no Brasileiro
Carmo do Rio Claro (abril) -       52             30            57,6%
Baixo Guandu  (julho)        -       29             18            62,0%
Brasília (agosto)                -       56             24            42,8%
Pimenta (outubro)              -       31             15            48,4%
Média de Participação     -       42             22            52,3%
vi)  O Rio Grande do Sul que em 2011 havia aumentado a sua participação, com 24 %  dos pilotos e tendo maior representação que São Paulo,  teve um declínio acentuado, com apenas 5%  dos pilotos participantes.  
vii) RJ, SP e SC formaram 80% dos pilotos participantes. Os outros Estados (RS, DF, MG,PR, MS e RN) formaram 20% do total de participantes.
viii) Minas Gerais, o Estado com o maior número de Clubes e sítios de voo, sede de 2 etapas principais,  foi representado por apenas 03 pilotos.
ix) No ranking Estadual RJ, onde mudou-se o sistema de etapas, aproveitando as etapas do Brasileiro, foi observado que o Ranking Estadual RJ ficou mais competitivo, com 18 provas realizadas, o maior nº de provas já realizadas nos últimos tempos. A realização conjunta do Estadual RJ com o Brasileiro favoreceu muito o custo/benefício ao organizador,  justificou-se e deve ser mantido para 2013, podendo ser agregada etapas estaduais.
Ótimos e seguros voos a todos em 2013,
Haroldo Castro Neves 
ABVL / Instituto Decolar

2 comentários:

  1. Haroldo é um ótimo trabalho essa compilação e análise estatística dos dados do Brasileiro, facilitando o entendimento geral e permitindo desvios e acertos necessários ao fortalecimento do esporte, parabéns por manter tal iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Haroldo pelo trabalho e realização do Campeonato Brasileiro. Quais são as sugestões da equipe realizadora do CBVL para aumentar a participação dos pilotos, para os próximos anos? Pois pelo relatório apresentado estamos em declínio.

    ResponderExcluir